Património

Praia Fluvial

          A freguesia de Agrela apresenta paisagens naturais das quais podemos desfrutar, tal como a praia fluvial, um afluente do Rio Ave.
          Esta foi uma iniciativa da junta de freguesia presidida por Joaquim Correlo no ano de 2000 e que no verão, permite às pessoas usufruir de momentos refrescantes com amigos e/ou familiares.






Igreja Paroquial

           Deste património faz parte a Igreja Paroquial, que foi reconstruída em 1984 por iniciativa do Monsenhor Albano Teixeira (pároco nessa altura), em parceria com a junta de freguesia.
           Mais recentemente em 2008, a junta de freguesia presidida por Joaquim Correlo, tomou a iniciativa de aumentar uma parte do cemitério, para dar respostas à população residente.
          Ainda este ano, 2012, foi adquirido uma pequena parcela de um terreno, junto à Igreja Paroquial, onde se construiu um parque de estacionamento.



Salão Paroquial e Cruzeiro

          Uma das obras mais emblemáticas da Freguesia de Agrela devido à sua luta constante para a sua construção. Este ficou finalizado no ano de 2006, com a ajuda de vários intervenientes, desde a Câmara Municipal de Fafe em conjunto com a Junta de Freguesia de Agrela e Diocese de Braga. Esta iniciativa surgiu de vários párocos com passagem na freguesia e na qual todos mostraram interesse em levar para a frente uma obra de grande dimensão.
         Agora é utilizado para a catequese onde é constituído por cinco salas, quatro wc´s e um salão principal de grande dimensão para convívio da paróquia.
          Neste mesmo local encontra-se também o símbolo que identifica a criação da Freguesia de Agrela - O Cruzeiro.




Ecopontos 

             Os ecopontos são uma iniciativa proposta pela atual Junta de Freguesia para dar resposta à população residente e no sentido da preservação da natureza. Estes ecopontos estão em terreno sobrante do alargamento da estrada e foram colocados no ano de 2003.




Paragem para Transporte

           A paragem para o transporte escolar foi uma iniciativa da Presidência da Junta, no sentido da dar resposta às crianças que frequentam a escola. Esta foi construída em 2003, juntando-se assim a uma outra existente num lugar mais abaixo. Estas ainda existem nos dias de hoje.




Estrada "A minha menina dos olhos"


         A estrada E. M. 609 foi baptizada como "A minha menina dos olhos" (por Joaquim Corrêlo  presidente da junta de Freguesia de Agrela). Esta obra do ano 2002/2003, foi sem dúvida uma das mais marcantes do mandato deste presidente. Foi a mais emblemática,  e colocou Agrela em outro patamar, ou seja, com boas acessibilidades. No ano seguinte 2004 foi concluída essa obra com a colocação tapete e asfalto em toda a rua de baixo e na rua que vai até ao poli-desportivo que faz delimitação com a freguesia vizinha de Castelões, concelho de Guimarães. 







Poli-desportivo

          A freguesia de Agrela apresenta um poli-desportivo com excelentes condições. Tudo começou com a aquisição de terrenos em 1999, na qual mais tarde, mais propriamente em 2005/2006 se construiu o poli-desportivo. Mas só em 2008/2009 foram construídos os balneários. Hoje, este poli-desportivo dá respostas aos jovens, crianças e adultos da freguesia e ainda de freguesias vizinhas. O presidente Joaquim Corrêlo Moreira sublinha que, este poli-desportivo de Agrela do concelho de Fafe é aquele que mais condições tem para acolher jovens que idealizem o desporto e façam uso deste mesmo. 







Parque Infantil

          A freguesia de Agrela apresenta também um parque infantil para os pequeninos, eles que também necessitavam de algo para se ocuparem nos tempos livres. Foi então que se decidiu construir em 2010  colocando-se todos os equipamentos necessários para estes usufruírem. Este está situado junto ao poli-desportivo, em terrenos adquiridos pela atual junta de freguesia e, ainda ao lado deste mesmo parque um parque de merendas para as famílias que querem usufruir um pouco das paisagens da nossa aldeia.




Estrada Salgueirinhos


          A estrada para o Salguerinhos foi a mais recente obra, ou seja, esta também foi uma iniciativa do presidente da junta no sentido de valorizar mais aquela rua. Esta rua, é uma rua desabitada mas com uma paisagem deslumbrante onde podemos observar um afluente do rio torto que vai ao encontro do rio ave. Esta estrada em calceta de paralelo veio facilitar o acesso aos Salgueirinhos.




Tanques Públicos e Lavadouro Público


          Os tanques e o lavadouro foram criados em 1980, com vista a satisfazer as necessidades da população que não possuia um local para poder tratar da higiene da sua roupa. Desde então têm sido utilizados mesmo até aos dias de hoje!





Fonte


          Esta fonte foi reconstruída em 1939 e mandada prificar por Custódio José de Castro das Lajes com o auxílio da Junta Paroquial e da Câmara Municipal de Fafe.



Cascata


          A cascata faz parte uma das paisagens bonitas de Agrela, com uma beleza natural e deriva de uma nascente pertencente ao Rio Torto, que vai desaguar ao Rio Ave.






Sem comentários:

Enviar um comentário